Seis municípios do Amapá são selecionados pelo programa nacional Cidades Intermediadoras
10/01/2025
Iniciativa do governo federal busca descentralizar o crescimento econômico e social no país. Orla da cidade de Oiapoque
Maksuel Martins SECOM/GEA
Os municípios de Amapá, Calçoene, Cutias, Oiapoque, Pracuúba e Tartarugalzinho foram selecionados pelo programa Cidades Intermediadoras, do governo federal. A iniciativa, que divulgou a relação de cidades nesta quinta-feira (9), busca encontrar descentralizar o crescimento econômico e social.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A ação foi apresentada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) como meta da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
“A ideia é que a gente consiga, a partir de núcleos - no caso conjuntos de municípios - encontrar potenciais e potencializar aquele núcleo como um todo, fazendo com que ele cresça de maneira ordenada”, descreveu Danilo Campelo, coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene.
O programa também busca diminuir a pressão nas metrópoles e capitais brasileiras, buscando interiorizar o desenvolvimento do país, que atualmente é concentrado em sua maior parte no litoral.
Sobre o programa
A estratégia de territorialização do programa toma como ponto de partida as chamadas regiões geográficas imediatas propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém com parâmetros diferentes.
A partir desta identificação, somada ao conhecimento do território e às condições econômicas dos municípios, a Sudene apresentou contribuições técnicas que balizaram a escolha cidades-polo de regiões imediatas para se tornar cidades intermediadoras.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: